Estilo Industrial: Uma Tendência Icônica!

O estilo industrial surgiu em Nova York nos anos 50. Isso porque naquela época, os grandes galpões fabris vazios começaram a servir de moradia devido ao seu baixo custo. Assim, principalmente artistas começaram a ocupá-los, e mantiveram sua aparência original. Deste modo, nascia o estilo industrial, que viria a conquistar tanto a arquitetura quanto a decoração. Veja agora suas principais características e como fazer para não errar.

1 – Revestimentos

A aparência rústica e inacabada é o segredo deste estilo. Então, abuse dos tijolinhos de barro aparentes, de forma crua ou com uma pintura simples. Pisos e/ou paredes de cimento queimado ou materiais concreto aparente também costumam cair muito bem neste estilo.

2 – Iluminação

Este tipo de decoração pede iluminação indireta. Por isso, abuse de luminárias suspensas ou de chão. Outra boa ideia é utilizar lâmpadas pendentes diretamente da fiação, sem a necessidade de lustres.

3 – Portas e janelas amplas

Todas a fábricas e indústrias precisam ter portas e janelas amplas para garantir a iluminação, a ventilação e a acessibilidade. Então não se esqueça de aproveitar muito bem os vãos! Assim, nas esquadrias, vale utilizar o ferro, a madeira de demolição, o aço e muitos vãos fechados com vidro.

4 – Integre os ambientes

Quando o estilo industrial surgiu, os galpões não tinham paredes dividindo os ambientes, ou seja, todos eles ocupavam o mesmo espaço. Assim esta divisão, quando existir, deverá sempre ser feita com móveis, cores, tapetes, tipos diferentes de pisos e o que mais a imaginação mandar.

5 – Instalações aparentes

Um grande marco da decoração industrial são as instalações aparentes. Por isso abuse de canos e tubulações expostos, assim como fios e cabos de todos os tipos. Porém, nada de bagunça! Faça isso de forma harmônica. Uma boa ideia é pintá-los com cores vivas que contrastem com o ambiente.

6 – Cores

O estilo industrial tem como base as cores neutras, como preto, branco ou cinza. Você pode utilizar outras cores, mas de forma moderada e preferencialmente nos objetos e acessórios da decoração. Aqui, uma boa aposta são as cores primárias, como vermelho e amarelo, por exemplo.

7 – Móveis e eletrodomésticos

Aqui não tem segredo: para os móveis, prefira os de ferro, aço, madeira e outros materiais brutos. Já os eletrodomésticos, você pode optar pela modernidade dos modelos em inox ou pelo charme dos modelos retrô. Assim, é possível ver um contraste entre o moderno, elegante e o rústico.

E aí? Se identificou com o estilo? Então comece nos fazendo uma visita! Aqui na SCG Interiores você encontra tudo o que precisa para a sua decoração estilo industrial!

Deixe um comentário