Para decorar uma sala pequena, deve-se aproveitar ao máximo cada cantinho sem abrir mão de conforto e estilo. Por isso, a decoração de sala pequena exige atenção e cautela. Afinal, ninguém quer correr o risco de poluir o ambiente mais social da casa, não é mesmo?
O segredo para decorar esse espaço é contar com um projeto funcional. Isso porque o planejamento permite aplicar uma série de truques para ampliar visualmente o cômodo, garantindo beleza e aconchego. Quer saber como fazer? A SCG Interiores e a Finger mostram para você como fazer. Confira!
Escolha móveis funcionais
Os móveis funcionais são as estrelas da decoração de sala pequena. Isso porque eles são personalizados para encaixar perfeitamente no espaço e também na rotina da casa. Além disso, esse tipo de móvel é muito versátil e pode ter diferentes usos conforme a ocasião, seja um jantar íntimo ou uma festa animada. Um exemplo são as bancadas multiuso em ambientes integrados. Além de unir sala e cozinha, elas servem de apoio para a preparação de alimentos, para drinks e petiscos com os amigos e ainda para refeições rápidas.
Explore as paredes
Quem tem pouco espaço disponível deve explorar mais a organização vertical dos móveis. Por isso, considere estantes e nichos que possam ser embutidos e avalie instalar a televisão direto na parede. Mais uma dica em relação à mobília é tirá-la do chão. Então, dê preferência para móveis suspensos, como rack, buffet e prateleiras. Assim, tenha em mente que alguns centímetros a mais de espaço já fazem uma grande diferença para a sensação de amplitude.
Observe as proporções
Para manter a harmonia em um ambiente pequeno, é preciso prestar atenção nas proporções dos objetos. O mesmo vale para o tamanho da televisão. Então, para descobrir a proporção adequada, recomenda-se dividir o número de polegadas do aparelho por 18. O resultado será a distância ideal, em metros, entre o equipamento e o sofá. Por exemplo, uma televisão de 50 polegadas deve ficar a uma distância de cerca de 2,80 m do sofá.
Opte por cores claras
Ao entrar em um cômodo claro, dificilmente temos a sensação de que ele é apertado. Isso acontece porque o branco reflete a luz e faz tudo parecer maior. Então, invista na predominância das tonalidades claras e neutras, como bege e cinza, e texturas naturais nas paredes, móveis, cortinas e até mesmo no chão.
Planeje a iluminação
Um truque muito simples para ampliar o ambiente é deixar a luz natural entrar. Mas, para os momentos do dia em que é necessário recorrer às lâmpadas, um bom projeto de iluminação faz toda a diferença. Por isso, aposte em luminárias de piso, trilhos e pendentes para iluminar pontos específicos, como o seu quadro favorito, a poltrona de leitura e a mesa de jantar. E lembre-se de que a luz amarelada deixa o ambiente ainda mais aconchegante.
Use espelhos
É justamente por refletirem a luz que os espelhos são aliados incríveis na decoração de ambientes compactos. Além de servirem bem como revestimento em pontos estratégicos, os espelhos ainda são uma opção de acabamento sofisticado para móveis. Eles transformam racks, aparadores e mesas laterais em itens chave da decoração.
Mantenha a organização
Se você quer garantir a sensação de amplitude, tudo tem que ficar no seu lugar certo. Por isso, manter a organização da sala pequena é fundamental. Então, planeje onde serão armazenados itens do dia a dia de uma casa, como carteiras, papéis, chaves e carregadores, e não deixe pequenos objetos espalhados pelo ambiente. Para ajudar nessa tarefa, abuse das caixas e cestos organizadores.
Estas foram algumas dicas para decorar sua sala pequena e deixá-la linda e funcional. Gostou? Agora é só vir nos fazer uma visita!