Escolher a mesa de jantar pode não ser uma tarefa muito fácil. Isso porque ela pode tanto ser a estrela da sua sala, quanto um grande elefante branco. Tenha em mente que escolha dos móveis para a sua casa nova é um processo muito esperado e importante. Sobretudo se você está mobiliando o seu primeiro apartamento. Por isso a importância em se atentar para a funcionalidade do ambiente. Esta questão vem imediatamente à tona quando o assunto é a escolha da mesa de jantar.
Para não errar na escolha, deve-se levar o espaço em consideração. Longe de ser apenas uma questão de estilo, você deve ficar atento à circulação do local. Isso por que a mesa de jantar costuma ocupar bastante espaço. Então, para cada tipo de ambiente há mesas que funcionam melhor. Vejamos alguns exemplos:
Mesas retangulares
Este tipo de mesa funciona muito bem em ambientes sem problemas de espaço. Ou seja, se você tem uma sala grande, pode optar por uma versão com 6 ou 8 lugares. Caso o espaço não seja tão generoso, tente alinhar a mesa à uma parede. Assim você poderá encostá-la no dia a dia e arrastá-la quando precisar usar todos os lugares. Neste caso, lembre-se de escolher um modelo leve!
Mesas quadradas
Este tipo de mesa pode ser bem versátil, pois pode servir muito bem a grandes e médios espaços. Em uma casa onde moram até 2 pessoas, uma mesa de 4 lugares é o ideal. Já para famílias maiores e espaços mais generosos, pode-se optar pela versão de 8 lugares. Da mesma forma que a mesa retangular, sempre há a possibilidade de mantê-la encostada na parede para poder arrastá-la quando necessário.
Mesas redondas ou orgânicas
Inegavelmente este é o melhor tipo de todos. As mesas redondas ou orgânicas se adaptam facilmente aos espaços e facilitam a circulação. Junto a isso, elas são extremamente versáteis, pois atendem tanto a grandes quanto a pequenos espaços. Este tipo de mesa possui uma boa diversidade de tamanhos, podendo ter poucos ou muitos lugares.
A questão da circulação
Conforme já citamos várias vezes acima, a circulação é a principal questão na hora de escolher uma mesa de jantar. Assim, o correto é deixar um espaço de o mínimo 80 cm ao seu redor para que se possa afastar as cadeiras. Caso fique próxima a um corredor ou local de grande circulação de pessoas, recomendamos adicionar mais 80 cm, totalizando 1,60m. Assim as cadeiras poderão ser afastadas e as pessoas ainda podem circular pelo espaço sem problemas.
Visto isso, venha nos fazer uma visita e lhe ajudaremos a escolher a melhor mesa para o seu projeto!