Sua decoração já está quase pronta, mas falta escolher a mesa de centro. Qual o critério para não errar? A SCG Interiores vai te dar várias dicas para acertar em cheio na sua escolha. Afinal, são muitos estilos, materiais e tamanhos diferentes.
Primeiramente, tenha em mente que a mesa de centro não tem este nome por acaso. Ela é o elemento que reúne todo o resto da decoração da sala em torno de si, conferindo funcionalidade e coesão ao espaço. Então, para não errar, vamos listar uma série de pontos que você deverá levar em consideração ao escolher a sua.
1 – Tamanho
O tamanho da mesa está diretamente ligado ao tamanho e formato do seu sofá. Então antes de mais nada, defina seu sofá primeiro! A largura da mesa deve ficar entre 1/2 e 2/3 da largura do sofá. Caso tenha chaise, desconsidere-a neste cálculo. No caso de um sofá em “L”, use o mesmo método para considerar a profundidade da sua mesa.
2 – Altura
Um erro muito comum é optar por mesas altas demais. Por isso, evite que ela tenha a mesma altura do sofá. O ideal é que ela acompanhe a altura dos joelhos que quem estiver sentado. Assim, para sofás padrão, a altura ideal da mesa de centro fica entre 30cm e 40cm. Já para os modelos mais baixos, de 25cm a 30cm são as alturas mais indicadas.
3 – A distância entre o sofá e a mesa de centro
O ideal aqui é deixar um espaço de 40cm a 60cm para não atrapalhar a circulação de pessoas.
4 – Formato
Considerando a grande variedade de formatos, materiais e estilos, pode ser difícil optar por um na hora de eleger uma mesa Então, vamos considerar algumas destas variedades:
- Retangular: este é o formato mais comum e favorece a maioria dos espaços, pois tem uma grande variedade de medidas, independente do estilo. É a melhor opção quando a circulação exige um pouco mais de cuidado;
- Quadrada: apesar de parecer, não é um formato fácil de ser adaptado em qualquer espaço. Geralmente só é uma boa opção para salas amplas e sem comprometimento de circulação;
- Oval: uma excelente escolha quando há crianças e animais de estimação, pois não haverá acidentes com quinas pontiagudas. Também ajuda bastante a resolver problemas de circulação;
- Redonda: é uma boa opção para espaços reduzidos ou para sofás com chaise ou de canto. No entanto, também atende com perfeição aos espaços amplos, devido aos grandes diâmetros que podem ser encontrados.
5 – Funcionalidades extras
Como bônus, algumas mesas têm funcionalidades extra. Por exemplo: revisteiros, porta trecos e até mesmo modelos que vêm com baldes acoplados para colocar gelo e bebidas. Então, se for o seu caso, abuse das mesas de centro multiusos!
Agora que vimos como escolher corretamente a sua mesa de centro, você só precisa decidir qual modelo combina com o seu estilo e correr para a SCG Interiores para garantir a sua!