7 Dicas Para Decorar Quarto Infantil

Decorar quarto infantil pode ser uma experiência mágica! A escolha das cores, os móveis, os acessórios… Tudo para deixar o ambiente além de lindo, confortável e seguro para os seu pequenos. Por isso mesmo é que a Finger e a SCG Interiores trazem estas 7 dicas valiosas para não errar!

1 – Parede com estampas divertidas

O lúdico é um elemento fundamental para decorar quarto infantil. Por isso, uma excelente ideia é utilizar nas paredes cores e estampas que remetam ao gosto das crianças. Aqui não faltam opções: figuras abstratas, desenhos de animais, personagens, listras… Basta escolher!

Para isso, o mercado oferece uma boa gama de opções que agradam a todos os gostos e bolsos. Por exemplo: você pode optar por adesivos, que são baratos e fáceis de aplicar. Há também papéis de parede com várias estampas, tecidos e claro: você sempre poderá optar pela pintura. Nas foto abaixo, móveis planejados FINGER.

2 – Abuse dos nichos e prateleiras

Esta dica é perfeita principalmente para ambientes pequenos. Em vez de quadros, pôsteres ou similares, ao decorar quarto infantil, use o que a criança já tem. Instale nichos e prateleiras onde os enfeites serão os próprios brinquedos. Assim, tudo ficará organizado e à vista da criança.

Bonecas, pelúcias, carrinhos e coleções serão as estrelas da decoração. Além disso, o espaço terá melhor aproveitamento e ficará bem mais funcional.

3 – Móveis ergonômicos e funcionais

Outro aspecto importante a ser lembrado é a ergonomia. Ou seja, adeque os elementos do mobiliário ao peso e altura das crianças. Assim, se o quarto tiver um cantinho de estudos, por exemplo, escolha mesas e cadeiras com regulagem de altura e largura. Deste modo, o móvel irá se adaptando à estatura da criança conforme ela for crescendo.

Sob o mesmo ponto de vista, a funcionalidade pode ser conseguida com móveis planejados. Isso porque eles se adaptam ao espaço com precisão milimétrica, não deixando cantos mortos e sem uso. No caso do quarto infantil, opte por cores alegres e puxadores de acabamento arredondado. Nas fotos abaixo, exemplo de funcionalidade com o berço Sander, que vira mini cama.

4 – Tecidos de diferentes padrões

Esta é uma dica tão boa, que pode-se aplicar a qualquer ambiente. A ideia aqui é variar em todos os tecidos que compõem o quarto. Assim poderemos adicionar novas cores e texturas e ocasionalmente variá-las. Este recurso é perfeito para ambientes pequenos, onde não podemos dispor de muitos acessórios.

Em outras palavras, invista em peças com tonalidades, estampas e fibras diferentes. Deste modo, mantas, cobertores, capas de almofadas, tapetes e cortinas poderão ser trocados sempre que quisermos. Assim, teremos sempre várias opções e um excelente recurso para mudar o ambiente.

5 – Crie pontos focais com cores

Este é um excelente recurso para quebrar a monotonia. Escolha uma área ou superfície específica do cômodo e adicione elementos coloridos, que contrastem com a palheta de cores do local. Veja abaixo alguns exemplos de como fazer isso:

  • A porta do quarto pode ganhar destaque se a pintarmos com uma cor vibrante ou a revestirmos com um tecido colorido ou estampado;
  • Da mesma forma a janela também poderá se transformar em ponto focal. Para isso, escolha cortinas e persianas – tanto verticais quanto horizontais – que tenham cores alegres, listras ou outros efeitos;
  • Transforme uma parede ou parte dela em uma lousa. Para isso, você poderá contar com adesivos e papéis de parede específicos para este fim. Da mesma forma, existem tintas que exercem esta mesma função. Assim, as crianças poderão desenhar à vontade com gizes brancos ou coloridos.

6 – Capriche na iluminação

A iluminação pode ser um excelente truque para deixar o espaço mais atraente para os pequenos. Além disso, ela é um ótimo recurso para contribuir com a qualidade do sono das crianças.

Aposte na iluminação indireta, se puder. Outro recurso interessante é optar por spots em diferentes posições em vez da tradicional lâmpada centralizada. Também fica muito interessante o uso de luminárias de piso, pendentes e mangueiras de led nos móveis. Por fim, prefira luzes amareladas para deixar o ambiente mais acolhedor. Assim como o uso de um dimmer para controle da luminosidade.

7 – Não se esqueça da segurança

Quando se trata de crianças, segurança é a palavra de ordem. Então precisamos incorporar itens que garantam este aspecto sem interferir de forma negativa na decoração.

Se você mora em apartamento, tela nas janelas é fundamental. Invista também em prendedores de porta para evitar que as crianças prendam os dedos. Da mesma forma, é interessante preferir móveis arredondados ou investir em protetores de quinas para evitar acidentes.

Se você optar por móveis mais antigos, que costumam se mais pesados, tenha certeza de que eles estarão bem fixos e sem riscos de tombar ou cair em cima das crianças. Pela mesma razão, evite objetos pesados em prateleiras e lugares altos.

Agora que você já sabe tudo o que precisa, que tal começar a planejar o quarto dos seus filhos?

Deixe um comentário