As salas multifuncionais se devem à necessidade de praticidade no dia a dia e muitas vezes os espaços cada vez mais reduzidos nos fazem procurar por maior funcionalidade. Por isso, os espaços multifuncionais em uma casa são uma tendência cada vez maior. Neste post especificamente vamos abordar as salas, pois elas costumam ser o primeiro ambiente que vemos ao entrar numa casa. Assim como costumam ser o ambiente em que passamos a maior parte do nosso tempo.
1 – O que é uma sala multifuncional?
De um modo geral, uma sala multifuncional é um ambiente com duas ou mais funções e sem barreiras físicas para separá-las entre si. Assim, apenas móveis e objetos exercem esta função. Por exemplo, uma sala multifuncional pode ser:
- Sala de estar + sala de jantar;
- Sala de estar + home office;
- Sala de estar + sala de jantar + bar;
- Sala integrada com a cozinha;
- Sala integrada com a varanda;
- Etc.
Como podem ver, podemos conjugar várias funções ao mesmo ambiente. Inclusive, isso independe de seu tamanho. Isso porque salas pequenas podem ser reversíveis em outras funções com o uso de móveis multifuncionais.
2 – Como ter uma sala multifuncional?
Para ter uma sala multifuncional sem que ela pareça bagunçada ou sem sentido, basta seguir as dicas abaixo para organizar os móveis de forma correta:
Defina o objetivo
Antes de encomendar os seu móveis ou mesmo o seu projeto, é importante definir o quais os objetivos da sua sala. Em outras palavras, você quer uma sala para descansar e fazer as refeições? Ou seria descansar e ter um home office sem perder o espaço para o trabalho? Juntamente com estes, existem muitos objetivos. Qual é o seu?
Móveis adequados para uma sala multifuncional
O segredo aqui é apostar em móveis com múltiplas funções. Por exemplo, uma mesa de jantar que se converta em uma mesa de estudos, ou um sofá que vira cama. Sobretudo em espaços reduzidos esta dica é muito útil.
Decoração
Antes de tudo, a decoração tem o papel se definir e dividir as funções do ambiente. Portanto, mesinhas, vasos de planta, balcões, tapetes e outros, acabam por embelezar e definir barreiras para demarcar os cômodos.
Cores
A escolha do papel de parede ou da cor da tinta são de suma importância. Isso porque as cores também colaboram para demarcar os espaços e definir as diversas funções do ambiente.
Aproveite o espaço
Aproveitar o espaço é o principal objetivo de uma sala multifuncional. Então, nada de móveis ou objetos sem função definida ou que não precisariam estar ali. Sendo assim, aposte apenas em itens que tenham utilidade e estejam inseridos no local que devem.
Gostou das nossas dicas? Então corra para SCG Interiores e garanta tudo o que vai precisar para a sua sala multifuncional!